É possível pedir a quebra de sigilo bancário e fiscal do pai na ação de pensão alimentícia? Veja o que diz o STJ.

Você não consegue provar a renda do pai do seu filho? A justiça pode ajudar.

Uma das maiores dificuldades em ações de pensão alimentícia é descobrir quanto o pai realmente ganha. Muitos dizem estar desempregados ou apresentam renda abaixo da realidade. Mas você sabia que a Justiça pode autorizar a quebra do sigilo bancário e fiscal para descobrir a verdade?

Foi exatamente isso que o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu no Recurso Especial nº 2126879, julgado em março de 2025.

O que o STJ decidiu?

O caso envolvia um pai que propôs uma ação de oferta de alimentos, mas havia indícios de que sua renda era maior do que ele alegava. O juiz autorizou a quebra do sigilo bancário e fiscal para analisar suas movimentações financeiras. O pai recorreu, mas o STJ confirmou: em casos de pensão alimentícia, o sigilo bancário pode ser quebrado sim.

Por quê?

Porque o direito à alimentação é prioridade, especialmente quando se trata de filhos menores. O sigilo fiscal e bancário, apesar de ser um direito, não é absoluto. Se o juiz entender que não há outro meio eficaz de descobrir a real situação financeira do pai, ele pode sim autorizar essa quebra de sigilo.

Na prática: o que isso significa para você?

Se o pai do seu filho:

-Diz que não tem renda,

-Oculta bens ou movimentações financeiras,

-Trabalha informalmente ou como sócio de empresa,

Você pode pedir ao juiz que autorize a quebra do sigilo bancário e fiscal para verificar o quanto ele realmente ganha. Isso ajuda a garantir uma pensão justa para o seu filho.

Como funciona a quebra de sigilo bancário no processo judicial?

O pedido precisa ser bem fundamentado, mostrando que:

-O alimentante está omitindo ou distorcendo informações;

-Não é possível obter a comprovação da renda por outros meios;

-Há indícios de movimentações incompatíveis com a renda declarada.

Se o juiz concordar, ele pode solicitar diretamente à Receita Federal e aos bancos os extratos e declarações do pai, garantindo total sigilo no processo.

Quer saber se é possível no seu caso? Fale com uma advogada especializada.

Cada caso é único, e a decisão depende das provas e circunstâncias. Se você está enfrentando dificuldades para receber a pensão do seu filho, não fique parada. Procure orientação jurídica e lute pelos direitos da sua criança.

Me envie uma mensagem no Instagram @camilamedeirosadv ou pelo Whatsapp.

Estou à disposição para te orientar.

Atendimento especializado em pensão alimentícia e direito de família

*Este artigo foi desenvolvido com o apoio da minha assistente criativa Lumi (IA) e revisado com cuidado, à luz da minha vivência prática no Direito de Família.

WhatsApp